Como aumentar sua produtividade?

Atualizado: Set 23

PRODUTIVIDADE

O que é ser produtivo?


Qual a diferença entre ser produtivo e ser ocupado?


Ser produtivo é realizar tarefas no seu cotidiano, investindo seu tempo em tudo aquilo que te aproxime das metas traçadas para o dia e dos objetivos que tem pra sua vida. Ser ocupado é gastar seu tempo desempenhando funções que você na maioria das vezes não sabe, mas que não está te levando a lugar algum, o famoso “enxugar gelo”.


Para entender o que é de fato produtividade, precisamos entender seus 4 pilares:


1 – Propósito (Dar sentido)

2 – Clareza (Meta e Foco)

3 – Método (Mentalidade)

4 – Energia (Movimento, Alimento, Descanso)

Descobrir seu propósito de vida, dar sentido para a atividade que pretende realizar, ou para algum resultado que deseja alcançar, seja ele qual for, em qualquer área da sua vida, se você não vê um sentido para continuar a caminhada, dificilmente você concluirá a jornada em busca de seus sonhos.


Fazendo um paralelo com a nossa realidade, como ser produtivo na nossa rotina de desenvolvimento pessoal para melhorar nossa qualidade de vida, é extremamente importante você descobrir o sentido que tem para você sair de sua zona de conforto, para que alcance resultados extraordinários em sua vida. Pode demorar o tempo que for, mas uma vez que descobrir seu propósito, comemore, agarre com força, acredita, e assim um novo mundo abrirá bem a sua frente.


Ter clareza sobre suas metas é essencial para explorar o seu máximo potencial, realizando tarefas que você sabe fazer com excelência, e não perder o foco, consequentemente não gastar seu tempo com funções que talvez você não domine tanto e que podem ser delegadas. Perceba que a gestão do seu tempo é extremamente importante, para isso estabeleça prioridades para cada momento da sua vida.


Trazendo para o nosso universo de desenvolvimento humano, ter claro que o aperfeiçoamento do Eu como ser humano é fator crucial para termos uma vida mais leve e sustentável, dedicar um tempo para tal desenvolvimento, em algum momento da sua vida ter que ser prioridade, e sua saúde deve estar no topo dessa tabela junto com outros pilares como família, profissão, amigos, pois não é atitude inteligente, sacrificar um pilar que esteja fluindo bem, em prol de outro.


O método que vou te apresentar é simples, flexível e de uma aplicabilidade prática que chega a encantar. O que não significa que será fácil. Farei de tudo para facilitar seu aprendizado e otimizar seus resultados, mas tem uma máxima que é a seguinte: você poderá levar seu cavalo até o rio, mas não pode obriga-lo a beber água, ou seja, eu vou te mostrar o caminho e seguir ao seu lado até chegarmos ao rio, mas chegando lá, é você quem decide se refrescará nas águas, ou se continuará inerte.


Uma vez entendido a cultura do movimento, você estará preparado físico e mentalmente para as cargas de estímulos estressantes que sofremos constantemente em nosso dia a dia.

Ter um propósito claro, e saber qual método seguir, o próximo passo é traçar estratégias para aumentar e potencializar nossa energia, para que possamos viver em alta performance, como atletas, os Atletas da Vida Real.


Sabe aqueles que acordam cedo para encararem sua jornada de trabalho? Aqueles que além de seus sonhos e metas pessoais colaboram para a realização de sonhos de outras corporações que não a sua? Conhece alguém que mesmo depois de um dia tenso de trabalho, ainda tem que ter energia para brincar com seus filhos, ajudar nas tarefas de casa, dedicar um tempo para seu parceiro? Soa familiar, faz sentido para você essas pessoas serem chamadas de Atletas da Vida Real?


Pois para mim, cada um deles já tem a minha medalha de ouro.


*O método que falei acima, você pode obter mais informações de como participar da próxima turma CLICANDO AQUI.


Algumas estratégias para aumentar sua produtividade diariamente:


Hack #1 - Crie uma lista de “tarefas concluídas”

O mundo inteiro é obcecado pelas chamadas lista de tarefas a fazer. Todo mundo que já tentou se disciplinar num dia atarefado já se viu fazendo uma lista com coisas para terminar. Só que essa lista te deixa ansioso, nervoso e te faz sentir culpado quando você não consegue cumprir cada item no tempo certo. A boa é trocar esse sentimento de culpa pelo sentimento de dever cumprido. Ao invés de escrever as coisas que você tem a fazer, experimenta escrever a as coisas que você já fez!


Você se motivará muito mais se, ao longo do dia, for fazendo as tarefas e marcando num caderninho tudo o que você completou. E você pode ter mais de uma lista. Por exemplo, eu tenho uma lista de cuidados com a minha saúde e preparação física, uma para meus cursos online, e uma para meus projetos de caráter pessoal. Parece coisa simples, mas é muito gratificante chegar no fim do dia e ver aquelas listas repletas de itens. Mesmo naqueles dias em que você acha que não produziu nada, basta abrir a sua lista e ver quantas coisas de valor que você conseguiu conquistar.



Hack #2 - Meça seu progresso diariamente

Se liga em alguns itens que eu meço diariamente:


- Quilômetros correndo

- Carga manipulada durante o treino

- Minutos dedicados a mobilidade e flexibilidade

- Tempo dedicado a meditação

- Litros de água consumidos no dia

- Refeições feitas e total de calorias

- Horas em jejum


Pode parecer nóia, mas lembre-se: tudo que pode ser medido pode ser melhorado. E o que funciona para o treinamento, funciona para o trabalho, para o seu relacionamento, como por exemplo, registrar quantas vendas você concluiu no dia de hoje e realizar um comparativo com o próximo mês, ou quanto tempo você conseguiu dedicar para estar com sua família essa semana.


Simples assim!



Hack #3 - Incorpore mini recompensas a sua rotina


Às vezes as pessoas ficam tão pilhadas em aumentar a produtividade que elas esquecem da própria vida pessoal. À medida em que você for conquistando coisas ou até adquirindo novos hábitos desse desse texto, não se esqueça de presentear a si mesmo por todo trabalho duro. Quando você recebe uma bonificação no trabalho depois de gerar um bom resultado, você fica motivado para continuar gerando bons resultados, não é verdade?

A psicologia é a mesma!

Cada vez que você terminar uma tarefa importante, dê um presentinho a si mesmo, por menor que ele seja. Não precisa ser nada material. Tem vezes que minha recompensa é assistir um capitulo de F.R.I.E.N.D.S. Isso me faz um bem do caramba, dou umas risadas, pratico meu inglês, relaxa a mente.



Hack #4 - Recrute um co-piloto para voar com você

Para um avião levantar vôo, o piloto precisa estar acompanhado do seu co-piloto. Não porque ele não tenha condições de fazer isso sozinho, a questão aqui não é essa, a grande sacada é que ele está no mesmo barco que você, ou melhor, no mesmo vôo, e assim como você, ele não quer que nada dê errado durante a jornada.

Pode ser aquele cara que trabalha do seu lado ou aquele que pegou os mesmos créditos na faculdade que você esse semestre. Toda noite, antes de encerrar seu dia de trabalho e apagar as luzes do quarto, envie um email para ele com um relatório. No relatório, descreva em detalhes tudo o que fez de produtivo no dia. E peça para que ele faça o mesmo. Dessa maneira, você criará uma egrégora positiva em torno dos seus objetivos, fica mais disciplinado e ainda tem a chance de fortalecer uma amizade.



Hack #5 - Arrume sua cama

Está aí querendo arrumar o mundo, mas não está arrumando nem a sua cama...


Em O Poder do Hábito, o escritor Charles Duhigg faz questão de dedicar uma seção do livro para o simples hábito de arrumar a cama. Ele mostra que arrumar a cama é um hábito fundamental porque te faz implementar novos hábitos no teu dia a dia. Fora isso, ele prova que arrumar a cama diariamente está diretamente correlacionado com o aumento da produtividade e das habilidades de raciocínio do indivíduo. Pode parecer banal, mas experimente arrumar a cama todos os dias. Você já começa seu dia com o pé direito: produtivo e organizado.


Uma teoria do treinamento, que se confirma num livro chamado “O poder do hábito” é que precisamos repetir uma determinada rotina, por 21 dias, para que a mesma vire um hábito em nossas vidas. Na verdade, essa teoria é embasada na curva de aprendizagem humana, onde temos o maior desenvolvimento de uma habilidade em suas primeiras 20 horas de prática.


Então, não desista antes dos primeiros 20 dias, pode ter algum com o qual você não se identifique, e está tudo bem, o objetivo é refletir, e colocar em prática aquilo que faça sentido e que seja relevante para sua vida. Que vá de encontro com seus valores. Se você tiver o autocontrole e a autodisciplina para colocar nem que seja um deles em prática, você conhecerá o verdadeiro significado da palavra evolução.


Afinal, estamos nessa vida para evoluir.


Gostaria de ter acesso a mais 32 Hacks? Você se tornando um membro do site assim que acabar de ler esse artigo (é gratuito) eu envio para o seu e-mail um e-book te mostrando um passo a passo para potencializar sua energia e aumentar sua produtividade, de forma simples, saudável e sustentável.


E lá no meu canal, uma jornada de 5 vídeos onde te conto as 4 fases para sair do sedentarismo e atingir a performance como ser humano, só CLICAR AQUI.


Fica na paz.


Brau Reis

@obraureis

Posts recentes

Ver tudo