Não comece uma atividade sem saber disso!

MOVIMENTAÇÃO HUMANA

Antes de pensar em praticar algum modelo de treinamento específico, ou algum esporte, você deveria ter consciência dessas duas valências físicas: Mobilidade e Flexibilidade.


Você sabe a diferença entre elas?

Se não, eu vou te ajudar nesse processo, vamos lá.


Quando pensar em flexibilidade, tenha em mente seus músculos e sua atual capacidade de contração e alongamento.

Quando pensar em mobilidade, pense em suas articulações, e quais movimentos ela originalmente foi projetada para realizar, e qual desses movimentos você consegue de fato realizar.


Por exemplo, você provavelmente já viu os atletas de ginastica olímpica, talvez sejam os maiores exemplos que temos de indivíduos que tenham excelência no que diz respeito a controle corporal. Eles só conseguem executar os movimentos de sua modalidade por terem um altíssimo grau de flexibilidade muscular, que permite uma contração completa de sua musculatura, gerando o máximo de potência possível que seu corpo pode produzir, e um grau de mobilidade articular tão alto quanto sua flexibilidade, para que consigam se movimentar para todos os sentidos e direções que o corpo humano pode executar.


Não estou aqui para dizer que você deva buscar essa excelência a nível atlético, apesar de ser possível, e sim para conscientizá-lo de que essas duas valências são a base para uma boa movimentação humana.


Ao nascermos, somos extremamente móveis e flexíveis, porém com o processo de evolução humana, vamos perdendo essa capacidade, simplesmente por não praticá-las, não termos o hábito de alongarmos, por não termos o hábito de nos movimentar de forma natural, como animais que somos, não termos a humildade de admitir esse nosso lado primitivo, não termos a sensibilidade com nós mesmos, vamos ficando cada vez mais duros, cada vez mais rígidos, aproveito esse contexto para deixar uma reflexão: por estarmos fisicamente cada vez mais duros, cada vez mais rígidos, será que nós não estaríamos jogando todo esse stress acumulado no universo?


Espero que tenha ficado um pouco mais claro o conceito por trás dessas duas valências, meu objetivo é fazer com que você finalize essa leitura com o pensamento: realmente essas valências, uma vez que aperfeiçoadas no meu corpo, trarão um benefício enorme para minha qualidade de vida, e me ajudarão a alcançar resultados no meu cotidiano com muito menos sofrimento, pois estarei me movimentando melhor.


São duas valências, que como as outras, são completamente treináveis, basta ter dedicação, consistência na prática e com pouco tempo você já poderá usufruir nos benefícios, pode acreditar.

Quando tratamos de mobilidade e flexibilidade, o que precisamos realizar para desenvolver nossa capacidade é praticar e uma ótima forma de começar essa prática é pelo chão.


Sim, criar intimidade com o solo.


Por exemplo, uma forma de melhorar sua mobilidade de quadril, é transformar em um jogo e explorar as diversas formas que você consegue levantar e descer ao solo. Já te adianto que existem mais de 40 formas diferentes dessa brincadeira, e caso queira aumentar a dificuldade, tente não usar a ajuda das mãos. Parece simples, mas tenho certeza que essa atividade irá te mostrar grandes fragilidades em seu corpo.


Passamos a maior parte do tempo, sobrecarregando nossa cintura pélvica, responsável pelo bom funcionamento de nossos membros inferiores, sendo assim, estimular de forma equilibrada nossas duas cinturas corporais faz total sentido, pois uma vez que há sobrecarga em alguma delas, fatalmente a outra será prejudicada.


Para o trabalho de mobilidade da cintura escapular, um jogo que pode tornar seu aliado, seria as diversas formas de se locomover pendurado. Ou ainda, quanto tempo você consegue ficar em parada de mão, que no vocabulário da criançada seria “plantar bananeira”. Duas atividades que estimulam sua criatividade, seu foco, sua precisão, sua coordenação, e ainda melhora sua saúde articular.


Lá no meu canal, tem uma série de vídeos que podem ajudar a melhorar a sua flexibilidade.


1 - Criando intimidade com o solo

2 - Rotina de mobilidade e fluxos de movimentos

3 - Práticas de movimento

4 - Desobstruindo limitações

5 - Ondas de coluna


Coloque em prática, da forma que você conseguir, o mais importante é se divertir durante o processo!


Fica na paz.


Brau Reis.

@obraureis

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Você é direito ou esquerdo?

Um belo dia, estava eu fazendo minha caminhada matinal, e me veio uma reflexão na cabeça. Em meio ao momento turbulento que estamos passando, principalmente no cenário político de uma forma geral, o q